Ajuda da Cloud Station
A Cloud Station é um serviço de partilha de ficheiros que lhe permite sincronizar ficheiros entre um Synology NAS centralizado e múltiplos computadores cliente, dispositivos móveis e dispositivos Synology NAS. Para sincronizar os seus dados entre o Synology NAS e os computadores, aquele tem de ser definido como servidor anfitrião, enquanto os restantes computadores emparelhados funcionarão como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os ficheiros com os computadores cliente, é necessário instalar o pacote da Cloud Station no Synology NAS anfitrião e a aplicação cliente (Cloud Station para computadores cliente, disponível no Centro de Transferências da Synology) em todos os computadores cliente com os quais pretenda efectuar a sincronização.
Nota: Para instalar e gerir a Cloud Station no Synology NAS, inicie a sessão na DSM como admin (ou um utilizador pertencente ao grupo administrators), aceda a Centro de Pacotes para instalar a Cloud Station e, em seguida, clique no botão de ajuda no canto superior direito para mais informações.
Configurar o Serviço de Sincronização
Transfira e instale a aplicação Cloud Station a partir do Centro de Transferências da Synology e, em seguida, siga as instruções nesta secção para configurar o serviço de sincronização fornecido pela Cloud Station.
Para configurar a Cloud Station:
- No seu computador Linux, clique duas vezes no pacote transferido para instalar o assistente de configuração. Vá para Dash > Aplicações > Internet > Cloud Station para iniciar o assistente. Clique em Seguinte para continuar.
-
Faça o seguinte para configurar o Synology NAS com o qual pretende sincronizar e, em seguida, clique em Seguinte:
- Introduza o nome do computador, o endereço IP (ou o QuickConnect ID), o nome de utilizador e a palavra-passe do seu Synology NAS. Os utilizadores do domínio deverão utilizar o nome do domínio\nome de utilizador para iniciar sessão. Os utilizadores LDAP deverão utilizar "nome de utilizador@Base_DN" para iniciar sessão.
- Se não conseguir ligar-se ao Synology NAS, será apresentado um botão Definições de rede. Clique no mesmo para abrir uma janela de definições de proxy. Pode preencher os campos das definições de proxy e tentar ligar-se de novo ao Synology NAS.
- Escolha as pastas partilhadas remotas e locais que pretende sincronizar e, em seguida, clique em Seguinte e Terminar para concluir a configuração.
Nota:
- Para saber o seu QuickConnect ID, inicie sessão no DSM como admin (ou como utilizador pertencente ao grupo administrators) e, em seguida, aceda a Painel de Controlo > QuickConnect para verificar as informações.
- Se não conseguir ligar-se ao Synology NAS nem autorizar a ligação com as credenciais de utilizador, verifique as suas definições de rede e certifique-se de que o acesso à Cloud Station foi activado pelo seu administrador DSM (em Cloud Station > Privilégios).
Para adicionar uma nova ligação a outro Synology NAS:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Clique no ícone de adição no canto inferior esquerdo e siga o assistente para configurar outro Synology NAS a sincronizar com o seu computador.
Para dissociar uma ligação:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Seleccione a ligação que pretende dissociar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir > Dissociar para cancelar a ligação ao Synology NAS escolhido.
Sincronizar e Gerir os Ficheiros
Depois de configurado o serviço Cloud Station em todos os seus computadores, pode começar a sincronização de ficheiros com o Synology NAS e os seus outros computadores.
Para aceder aos seus ficheiros, proceda de uma das seguintes formas:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador, escolha Abrir a pasta Cloud Station e, em seguida, seleccione a pasta a que pretende aceder.
-
Inicie sessão no DSM com as suas credenciais de utilizador DSM, aceda à File Station e, em seguida, navegue até home > CloudStation para aceder aos seus ficheiros privados. Se estiver a sincronizar ficheiros numa pasta partilhada, é possível aceder aos mesmos directamente a partir da mesma pasta partilhada na File Station.
Para sincronizar os seus ficheiros, proceda de uma das formas seguintes:
-
Coloque os seus ficheiros na pasta Cloud Station no seu computador, para iniciar a sincronização de ficheiros. Enquanto decorre a sincronização de ficheiros, aparece um símbolo azul no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador, que será substituído por um verde assim que o processo de sincronização esteja concluído.
-
Se pretender colocar em pausa ou retomar o processo de sincronização, clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, escolha Colocar em pausa ou Retomar.
Nota:
-
A modificação de um ficheiro por vários clientes ao mesmo tempo poderá resultar em conflitos de ficheiros durante o processo de sincronização. Para solucionar este problema, o ficheiro guardado em último lugar terá o nome "[nome do ficheiro]_[nome do computador]_[data de modificação]_Conflict.[extensão do ficheiro]" (por exemplo, "a.txt" poderá ter o nome alterado para "a_NomeComputador_20121001_Conflict.txt").
- Os ficheiros não serão sincronizados pela Cloud Station nas seguintes circunstâncias:
-
Quando o tamanho do ficheiro exceder os 10 GB.
-
Quando o caminho da pasta ou ficheiro contiver os seguintes caracteres:
*: ? \ / " < > |
-
Quando o tipo de ficheiro for qualquer um dos seguintes:
.tmp .temp .swp .lnk
-
Quando o nome do ficheiro começar por qualquer um dos seguintes:
._ ~
- Quando o nome do ficheiro for ou contiver qualquer um dos seguintes:
.ds_store desktop.ini @eadir thumbs.db
- O nome da pasta for #recycle.
-
Quando o caminho da pasta ou do ficheiro for superior a 2048 caracteres.
-
Quando o nome do ficheiro for superior a 255 caracteres.
- Ligações simbólicas.
- Ficheiros de socket.
- Nós de dispositivo.
- Ficheiros FIFO.
Para transferir versões anteriores de um ficheiro sincronizado:
- Clique com o botão direito do rato no ficheiro e escolha Synology Cloud Station > Pesquisar versões anteriores.
- Localize a versão que pretende transferir e clique no ícone de transferência.
- Introduza o nome do ficheiro e escolha o destino para guardá-lo.
Para transferir um ficheiro eliminado:
- Inicie sessão no DSM com as suas credenciais de utilizador DSM, aceda à Cloud Station e clique em Histórico Versões no painel esquerdo.
- Seleccione o ficheiro que pretende transferir e, em seguida, escolha Transferir no menu pendente Acção.
Para gerir as tarefas de transferência:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Clique no ícone de transferência na parte inferior do painel esquerdo para cancelar as tarefas de transferência ou eliminar os registos.
Para criar um link de partilha de ficheiros:
-
Clique com o botão direito do rato no ficheiro que pretende partilhar e, em seguida, escolha Synology Cloud Station > Criar um link de partilha de ficheiros.
- O link será copiado para a área de transferência.
Definições
Pode alterar as suas definições de proxy e gerir a funcionalidade de partilha da Cloud Station na página Definições.
Para configurar as definições de proxy, proceda da seguinte forma:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Clique no ícone de engrenagem na parte inferior do painel esquerdo.
- Clique em Proxy no topo da página para abrir a página de definições de proxy.
- Assinale Detectar automaticamente para utilizar as definições de proxy fornecidas pelo OS. Ou assinale Manual para especificar o seu próprio IP e porta do servidor proxy.
-
Assinale Activar autenticação de proxy e introduza o nome de utilizador e palavra-passe para autorização de proxy.
- Clique em Aplicar para guardar todas as definições.
Nota:Se activar o proxy, a Cloud Station ligar-se-á sempre ao Synology NAS através do proxy.
Para gerir a funcionalidade de partilha da Cloud Station, proceda da seguinte forma:
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Seleccione o Synology NAS que pretende gerir na lista de ligações do lado esquerdo. Todas as pastas partilhadas que o utilizador pode sincronizar serão listadas no separador Partilha.
-
Para partilhar uma pasta partilhada, assinale Activar e seleccione uma Pasta de Sincronização Local. Em seguida, clique em Aplicar.
Nota:
- A pasta de sincronização local que seleccionar não pode ser uma pasta principal de outras pastas sincronizadas.
- Se o seu privilégio de acesso à pasta partilhada for só de leitura, apenas poderá sincronizar ficheiros do servidor Synology NAS com os computadores cliente, sendo que as alterações efectuadas no lado do cliente não serão sincronizadas inversamente.
Para gerir as definições de Sincronização Selectiva de Cloud Station, efectue os seguintes procedimentos:
A Sincronização Selectiva é uma funcionalidade da aplicação de ambiente de trabalho Cloud Station que permite seleccionar apenas os ficheiros ou pastas que pretende sincronizar para este computador. A Sincronização Selectiva permite garantir que só tem os ficheiros que necessita neste computador.
- Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Clique em Partilha no topo para abrir a página de definições para partilha.
- Clique no ícone Definições de Sincronização Selectiva no lado direito da pasta partilhada que pretende personalizar.
- Assinale apenas as pastas que pretende sincronizar a partir do Synology NAS para este computador.
- Clique em Avançadas para evitar que determinados ficheiros sejam sincronizados definindo um limite máximo de tamanho de ficheiro ou filtrando determinados nomes de ficheiros ou extensões de nomes de ficheiros.
- Tamanho máximo do ficheiro:
deve ser entre 1 e 10 240 (MB).
- Nome do ficheiro:
Qualquer ficheiro com o nome de ficheiro designado não será sincronizado para este computador.
- Extensão de nome do ficheiro:
Qualquer extensão de nome de ficheiro designada não será sincronizada para este computador. Adicione *.extensão à tabela, por exemplo, *.iso.
- Clique em Aplicar para guardar todas as definições.
Para configurar as definições gerais, faça o seguinte:
-
Clique no ícone da aplicação no tabuleiro do sistema do computador e, em seguida, aceda a Definições.
- Clique no ícone de engrenagem na parte inferior do painel esquerdo.
- Clique em Geral no topo da página para abrir a página de definições gerais.
-
Assinale as caixas de verificação antes das opções e clique em Aplicar para completar as definições.
Activar a Ligação Encriptada com SSL
Pode ser utilizado um certificado para proteger a transferência de dados entre o Synology NAS e os computadores. Além disso, ter um certificado permite aos utilizadores validarem a identidade do servidor anfitrião antes do envio de informações confidenciais. Pode importar um certificado emitido por uma autoridade de confiança (em Painel de Controlo > Segurança > Certificado) para o seu DSM e activar a ligação segura na Cloud Station no seu computador cliente. Em seguida, o sistema irá verificar o certificado em questão para garantir que a sua ligação da Cloud Station está protegida.
Para activar a encriptação da transmissão de dados SSL:
- Para novas ligações:
- Na interface de utilizador, clique no ícone de adição no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Introduza as suas credenciais de utilizador e assinale a caixa de verificação Activar a encriptação da transmissão de dados SSL.
- Para ligações existentes:
- Seleccione a ligação que pretende modificar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir > Editar ligação para modificar.
Nota: Se a Cloud Station não conseguir verificar o certificado SSL, isto pode significar que se trata de um certificado auto-assinado não fidedigno ou que alguém pode estar a tentar interceptar a ligação. Aceda a Painel de Controlo > Segurança > Certificado para obter mais informações.