Ajuda do Cloud Station
O Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivo que permite que você sincronize arquivos entre um Synology NAS centralizado e vários computadores clientes, celulares e dispositivos Synology NAS. Para sincronizar perfeitamente seus dados entre o Synology NAS e seus computadores, o Synology NAS foi escolhido como o servidor host e o restante dos computadores emparelhados atuarão como dispositivos clientes. Antes de sincronizar arquivos com seus computadores clientes, o pacote Cloud Station precisa estar instalado no Synology NAS do host, enquanto o aplicativo cliente (Cloud Station para computadores clientes, disponíveis no Centro de download da Synology) precisa estar instalado em cada computador cliente com o qual deseja sincronizar.
Observação:Para instalar e gerenciar o Cloud Station em seu Synology NAS, faça logon no DSM como admin (ou um usuário que pertença ao grupo administrators), vá para o Centro de pacotes para instalar o Cloud Station, em seguida, clique no botão Ajuda no canto superior direito para obter informações.
Configuração do serviço de sincronização
Baixe e instale o aplicativo Cloud Station do Centro de download da Synology e siga as instruções desta seção para configurar o serviço de sincronização fornecido pelo Cloud Station.
Para configurar o Cloud Station:
- Em seu computador Linux, clique duas vezes no pacote baixado para instalar o assistente de configuração. Vá para Dash > Aplicativos > Internet > Cloud Station para abrir o assistente. Clique em Avançar para continuar.
-
Execute o seguinte para configurar o Synology NAS com o qual deseja sincronizar e clique em Avançar:
- Insira o nome de seu computador, o endereço IP (ou o QuickConnect ID), nome de usuário e senha de seu Synology NAS. Para usuários de domínio, use seu nome de domínio\nome de usuário para fazer logon. Para usuários LDAP, use "username@Base_DN" para fazer logon.
- Se você não puder se conectar ao Synology NAS, será exibido o botão Configurações de rede. Clique nele para abrir a janela de configuração de proxy. Você pode preencher os campos sobre as configurações de proxy e reconectar-se ao Synology NAS novamente.
- Escolha as pastas compartilhadas remotas e locais que deseja sincronizar e clique em Avançar e Concluir para concluir a configuração.
Observação:
- Para encontrar seu ID QuickConnect, faça logon no DSM como admin (ou um usuário pertencente ao grupo administrators) e vá para Painel de Controle > QuickConnect para verificar as informações.
- Se você não conseguir se conectar ao Synology NAS ou autorizar a conexão com suas credenciais de usuário, verifique suas configurações de rede e certifique-se de que seu acesso ao Cloud Station foi ativado por seu administrador DSM (em Cloud Station > Privilégios).
Para adicionar uma nova conexão a outro Synology NAS:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Clique no ícone de mais no canto inferior esquerdo e siga o assistente para configurar outro Synology NAS para sincronizar com seu computador.
Para desvincular uma conexão:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Selecione a conexão que deseja desvincular da lista de conexões no painel esquerdo.
- Na guia Visão geral, clique em Gerenciar > Desvincular para cancelar a conexão com o Synology NAS escolhido.
Sincronização e gerenciamento de seus arquivos
Após a configuração do serviço do Cloud Station em todos os seus computadores, você pode começar a fazer a sincronização com o Synology NAS e os outros computadores.
Para acessar seus arquivos, execute uma das seguintes ações:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador, escolha Abrir pasta do Cloud Station e então selecione a pasta que deseja acessar.
-
Faça logon no DSM com suas credenciais de usuário de DSM, vá para File Station, então navegue para home > CloudStation para acessar seus arquivos privados. Se estiver sincronizando arquivos em uma pasta compartilhada, os arquivos podem ser acessados diretamente da mesma pasta compartilhada no File Station.
Para sincronizar seus arquivos, realize uma das seguintes ações:
-
Coloque seus arquivos na pasta do Cloud Station em seu computador para iniciar a sincronização de arquivos. Quando a sincronização de arquivos estiver em andamento, aparecerá um símbolo azul no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador, que será substituído por um símbolo verde quando o processo de sincronização estiver concluído.
-
Se você quiser pausar ou retomar o processo de sincronização, clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador, então escolha Pausar ou Continuar.
Observação:
-
A modificação de um arquivo por vários clientes ao mesmo tempo pode resultar em conflitos de arquivo durante o processo de sincronização. Para resolver esse problema, o arquivo salvo posteriormente será nomeado como "[nome do arquivo]_[nome do computador]_[data de modificação]_Conflict.[extensão do arquivo]" (por exemplo, "a.txt" pode ser renomeado como "a_ComputerName_20121001_Conflict.txt").
- O arquivos não serão sincronizados pelo Cloud Station devido às seguintes circunstâncias:
-
O arquivo for maior que 10 GB.
-
O caminho da pasta ou do arquivo estiver com os seguintes caracteres:
*: ? \ / " < > |
-
O tipo de arquivo for um dos seguintes:
.tmp .temp .swp .lnk
-
O nome do arquivo começar com um dos seguintes:
._ ~
- O nome do arquivo for ou contiver um dos seguintes:
.ds_store desktop.ini @eadir thumbs.db
- O nome da pasta for #recycle.
-
O caminho da pasta ou do arquivo tiver mais que 2048 caracteres.
-
O nome do arquivo for maior que 255 caracteres.
- Links simbólicos.
- Arquivos de socket.
- Nós dos dispositivos.
- Arquivos FIFO.
Para baixar as versões anteriores de um arquivo sincronizado:
- Clique no arquivo com o botão direito e escolha Synology Cloud Station > Procurar versões anteriores.
- Localize a versão que deseja baixar e clique no ícone de download.
- Insira o nome do arquivo e escolha o destino para salvar o arquivo.
Para baixar um arquivo excluído:
- Faça logon no DSM com suas credenciais de usuário de DSM, vá para Cloud Station e clique na Histórico de Versões no painel esquerdo.
- Selecione o arquivo que deseja baixar e depois selecione Baixar do menu suspenso Ação.
Para gerenciar suas tarefas de download:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Clique no ícone de download na parte inferior do painel esquerdo para cancelar suas tarefas de download ou excluir os registros.
Para criar um link de compartilhamento de arquivos:
-
Clique no arquivo com o botão direito e escolha Synology Cloud Station > Criar um link de compartilhamento de arquivos.
- O link será copiado para sua área de transferência.
Configurações
Você pode alterar suas configurações de proxy e gerenciar o recurso de compartilhamento do Cloud Station na página Configurações.
Para ajustar as configurações de proxy, faça o seguinte:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Clique no ícone de engrenagem na parte inferior do painel esquerdo.
- Clique em Proxy na parte superior para entrar na página de configurações de proxy.
- Marque Detecção automática para usar as configurações de proxy fornecidas pelo SO. Ou marque Manual para especificar seu próprio IP e porta de servidor proxy.
-
Marque Habilitar autenticação de proxy e digite o nome de usuário e senha para a autorização de proxy.
- Clique em Aplicar para salvar todas as configurações.
Observação:Se o proxy estiver habilitado, o Cloud Station sempre se conectará ao Synology NAS através do proxy.
Para gerenciar o recurso de compartilhamento do Cloud Station, faça o seguinte:
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Selecione o Synology NAS que deseja gerenciar da lista de conexões no painel esquerdo. As pastas compartilhadas que o usuário pode sincronizar serão listadas na guia Compartilhamento.
-
Para compartilhar uma pasta compartilhada, marque Habilitar e selecione Pasta de sincronização local. Em seguida clique em Aplicar.
Observação:
- A pasta de sincronização local que você selecionou não pode ser a pasta pai de outras pastas de sincronização.
- Se o seu privilégio de acesso da pasta compartilhada for somente leitura, você só poderá sincronizar arquivos do servidor Synology NAS para seus computadores cliente, e as alterações feitas no lado cliente não serão sincronizadas de volta.
Para gerenciar as configurações da Sincronização Seletiva do Cloud Station, faça o seguinte:
A Sincronização Seletiva é um recurso do aplicativo de área de trabalho Cloud Station que permite selecionar apenas os arquivos e pastas que você deseja sincronizar neste computador. Com a Sincronização Seletiva, você tem o controle para garantir que terá apenas os arquivos que são necessários neste computador.
- Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Clique em Compartilhamento na parte superior para entrar na página de configurações para compartilhamento.
- Clique no ícone Configurações da sincronização seletiva no lado direito da pasta compartilhada que você deseja personalizar.
- Marque apenas as pastas que deseja sincronizar do Synology NAS com este computador.
- Clique em Avançado para evitar que determinados arquivos sejam sincronizados ao definir um limite de tamanho máximo ou ao filtrar determinados nomes de arquivos ou extensões de nomes de arquivos.
- Tamanho máximo do arquivo:
ele deve ter entre 1~10240 (MB).
- Nome do arquivo:
qualquer arquivo com o nome de arquivo designado não será sincronizado para este computador.
- Extensão do arquivo:
qualquer extensão de nome de arquivo designado não será sincronizada para este computador. Adicione *.extensão à tabela, por exemplo, *.iso.
- Clique em Aplicar para salvar todas as configurações.
Para ajustar as configurações gerais, faça o seguinte:
-
Clique no ícone do aplicativo na bandeja do sistema de seu computador e depois vá para Configurações.
- Clique no ícone de engrenagem na parte inferior do painel esquerdo.
- Clique em Geral na parte superior para entrar na página de configurações gerais.
-
Marque as caixas de seleção antes das opções e clique em Aplicar para concluir as configurações.
Habilitar conexão criptografada SSL
Um certificado pode ser usado para proteger a transferência de dados entre seu Synology NAS e computadores e ter um certificado permite aos usuários validar a identidade do servidor host antes de enviar qualquer informação confidencial. Você pode importar um certificado emitido por uma autoridade confiável (em Painel de Controle > Segurança > Certificado) em seu DSM, habilitar a conexão segura no Cloud Station em seu computador cliente e então o sistema verificará o referido certificado para assegurar que sua conexão Cloud Station esteja protegida.
Para habilitar a criptografia de transmissão de dados SSL:
- Para conexões novas:
- Na interface do usuário, clique no ícone de mais no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Insira suas credenciais de usuário e marque a caixa de verificação Habilitar criptografia de transmissão de dados SSL.
- Para conexões existentes:
- Selecione a conexão que deseja modificar da lista de conexões no painel esquerdo.
- Na guia Visão geral, clique em Gerenciar > Editar conexão para modificar.
Observação: Se o Cloud Station falhar ao verificar o certificado SSL, isso pode significar que é um certificado autoassinado não confiável ou alguém pode estar tentando interceptar sua conexão. Vá para Painel de Controle > Segurança > Certificado para obter mais informações.